Opa…tudo bem com vocês? Dando continuidade no tema sobre Microsoft Azure (os posts anteriores são Parte 1 e Parte 2), hoje mostrarei mais sobre alguns dos outro serviços disponíveis na plataforma de nuvem da Microsoft.
Azure Machine Learning
O Azure Machine Learning é uma plataforma para fazer previsões. Ele consiste em ferramentas e serviços que permitem que você se conecte a dados para treinar e testar modelos para encontrar um que preveja com mais precisão um resultado futuro.
O Azure Machine Learning é a escolha correta quando os cientistas de dados precisarem de controle total sobre o design e o treinamento de uma algoritmo utilizando os próprios dados.
Azure Cognitive Services
O Azure Cognitive Services fornece modelos de machine learning pré-criados que permitem que os aplicativos vejam, ouçam, falem, entendam e até mesmo comecem a raciocinar. Os Serviços cognitivos do Azure são utilizados para resolver problemas gerais, como análise de texto quanto a sentimentos emocionais ou análise de imagens para reconhecer objetos ou rostos.
Os serviços cognitivos do Azure são divididos nas seguintes categorias:
Serviços de Linguagem (há serviços de tradução)
Serviços de Fala
Serviços de Visão
Serviços de Decisão
Azure Bot Services
O Azure Bot Services e o Bot Framework são plataformas para a criação de agentes virtuais que compreendem e respondem a perguntas como um ser humano. Os bots podem ser utilizados para realizar tarefas simples e repetitivas, como fazer uma reserva de jantar ou coletar informações de perfil, para sistemas automatizados que podem não exigir mais intervenção humana direta.
Big Data e Análise (Big Data e Analytics)
O Azure fornece suporte a uma ampla variedade de tecnologias e serviços para fornecer Big Data e soluções analíticas, incluindo o Azure Synapse Analytics (anteiormente chamado de Azure SQL Data Warehouse), Azure HDInsight, Azure Databricks e o Azure Data Lake Analytics.
Visão geral dos serviços de computação do Azure (Azure Compute Services)
Os serviços de computação do Azure possibilita a utilização de recursos computacionais sob demanda para execução de aplicativos baseados em nuvem. Ela fornece recursos de computação como: discos, processadores, memória, rede e sistemas oeracionais. Você só paga pelos recursos utilizados e apenas pelo tempo que utilizar.
Alguns serviços de computação mais proeminentes do Azure:
Azure Virtual Machines
Azure Container Instances e Azure Kubernetes Service
Azure App Service
Azure Functions (or serverless computing)
O que são as Virtual Machine Scale Sets?
É um recurso do Azure que permite criar e gerenciar um grupo de VMs idênticas e com balanceamento de carga. Imagine que você esteja executando um site que permite aos cientistas carregarem imagens de astronomia que precisam ser processadas. Se você duplicasse a VM, normalmente precisaria configurar um serviço adicional para rotear as solicitações entre várias instâncias do site. Virtual Machine Scale Sets possibilita a criação de serviços em grande escala para áreas como computação, big data e cargas de trabalho de containers.
O que é o Azure Batch?
O Azure Batch possibilita a realização de trabalhos executados em paralelo e de alto desempenho (HPC – computação de alto desempenho) e de grande escala com a capacidade de dimensionar dezenas, centenas ou milhares de VMs.
Azure Container Instances or Azure Kubernetes Service
Os containers são gerenciados por meio de um orquestrador de contêineres, que pode iniciar, interromper e dimensionar as instâncias do aplicativo conforme necessário. Há duas maneiras de gerenciar contêineres baseados no Docker dentro do Azure: Azure Container Instances e Azure Kubernetes Services (AKS)
Azure Container Instances: Oferece uma maneira mais rápida e simples de executar um contêiner no Azure, sem a necessidade de gerenciar uma máquina virtual e nem adotar serviços adicionais. Trata-se de uma oferta de PaaS que permite que carreguemos contêineres, que ela executará para nós.
Azure Kubernetes Services (AKS): A tarefa de automatizar, gerenciar e interagir com um grande número de contêineres é conhecida como orquestração. O AKS é um serviço de prquestração completa para contêineres com arquitetura distribuída e grandes volumes de contêineres. A orquestração é a tarefa de automatizar e gerenciar um grande número de contêineres e a forma como eles interagem entre si.
Azure App Service
O Azure App Service permite que você crie e hospede aplicativos Web, trabalhos em background, backends de dispositivos móveis e APIs RESTfull na linguagem de programação de sua escolha, sem a necessidade de gerenciar sua infraestrutura, oferecendo dimensionamento automático e alta disponibilidade. O Azure App Service é compatível com Windows e Linux e permite implantações automatizadas com o Github, Azure DevOps ou qualquer repositório Git para dar suporte a um modelo de implantação contínua.
Custos do Azure App Service: Você paga pelos recursos de computação utilizados, sendo que o plano escolhido determina a quantidade de hardware que é dedicada ao host. O plano determina se ele tem hardware dedicado ou compartilhado e a quantidade de memória reservada para ele. Há até mesmo uma camada gratuita que você pode utilizar para hospedar sites pequenos e de baixo tráfego.
Tipos de serviçoes que podem ser hospedados com Azure App Services:
Aplicativos Web: possibilitando a hospedagem de aplicativos desenvolvidos em ASP.NET, ASP.NET Core, Java, Ruby, Node.js, PHP ou Python. Pode-se escolher o sistema operacional Windows ou Linux.
APIs
WebJobs
Aplicativos móveis
Hoje finalizo esse post por aqui e no próximo post e último dessa série, falarei sobre Azure Functions, Windows Virtual Desktop, Storages e um pouco sobre Network Services…
até lá…
Seja o primeiro a comentar