A computação em nuvem nos oferece vários benefícios se comparada ao modelo de computação tradicional (on premise – hospedagem local), dentre ela podem ser citadas alguns benefícios:
- Benefícios da computação em nuvem:
- Alta disponibilidade
- Escalabilidade
- Elasticidade
- Agilidade
- Distribuição geográfica
- Recuperação de desastre
O Azure é a plataforma de computação em nuvem da Microsoft.
Citados alguns benefícios, outro ponto muito importante a ser mencionado, independentemente do provedor de nuvem que se utilize, existem 3 principais modelos de serviços oferecidos, sendo eles:
- IaaS: Exemplo de uso são as máqinas virtuais, sendo de total responsabilidade do locatário a gestão do S.O e de rede.
- PaaS: Excemplo Azure App Services e demais serviços providos pela provedora de nuvem. O provedor é responsável pela gestão e configuração do ambiente aos quais os serviços são executados.
- SaaS: Basicamente é utilizar um software hospedado em um provedor de nuvem, sendo que você pagará somente pela atualização do software. Exemplo Office 365.

Para cada um dos modelos supramencionados, existem diferentes responsabilidades do locatário sobre o gerenciamento e manutenção dos recursos computacionais. Essas responsabilidades estão segmentadas conforme ilustra o diagrama que segue:

Tipos de Nuvens:
Nuvem Pública: Os serviços são oferecidos pela Internet e ficam disponíveis para qualquer pessoa que queira comprá-los.
Nuvem Privada: Os recursos computacionais são de propriedade de pessoas ou organizações.
Nuvem Híbrida: Combinação da nuvem pública e privada.
Azure Marketplace
O Azure Marketplace pode ser entendido como um gateway que conecta os usuários da plataforma Azure com parceiros da Microsoft que disponibilizam seus serviços e soluções dentro do Azure.
Por exemplo, uma solução ou serviço de uma empresa como a RedHat, pode ser consumido por usuários do Azure, desde que esse serviço tenha sido disponibilizado no Azure Marketplace e que tenham passado pelo crivo de certificados para execução no Azure.
Assinatura do Azure
Uma assinatura no Azure é uma unidade lógica de serviços do Azure que se vincula a uma conta do Azure. Entenda como uma identidade no Azure AD ou em um diretório no qual o Azure AD confia.
Grupos de Gerenciamento do Azure
Os grupos de gerenciamento do Azure fornecem um nível de escopo acima das assinaturas. As assinaturas são organizadas em containers lógicos chamados de Grupos de Gerenciamento.
Todas as assinaturas dentro de um grupo de gerenciamento herdam automaticamente as condições aplicadas ao grupo de gerenciamento.

Na próxima semana, continuarei a falar sobre os conceitos bases da computação em nuvem, especialmente sobre a plataforma Azure da Microsoft.
Até o próximo…see you soon!!!
Excelente artigo Maurício Parabéns !!