O C# (pronunciado como “see sharp“) é uma linguagem de programação orientada a objetos e fortemente tipada. Com o C# podemos criar diversos tipos de projetos desde aplicações console, as conhecidas Console Applications, passando por aplicações Web e Mobile, sistemas embarcados dentre outros.
Vale ressaltar que os aplicativos criados com a linguagem C# são executados no ecossistema .NET e isso quer dizer que códigos escritos com essa linguagem são cross-platform, podendo ser executada em ambientes Linux, MacOs e também no Windows (uauu… inclusive o Windows suporta a execução de C#).
E antes que surjam dúvidas, sim .NET além de ser cross-platform como já mencionado, também é totalmente open-source!!!
A linguagem de programação C# tem características herdadas de linguagens de programação como o C, sendo assim, programadores que já possuem conhecimento em outras linguagens de programação como o C++ e Java, por exemplo, ficarão bem familiarizado ao se depararem com códigos escritos em C#.
Arquitetura do C#
Os aplicativos desenvolvidos em C# são executados sobre a plataforma .NET em um sistema de execução virtual conhecido como Common Language Runtime ou simplesmente CLR (para quem conhece um pouco de Java, o correspondente ao CLR seria a JVM) sendo este componente de virtualização o responsável por prover um ambiente de execução dentro da plataforma .NET.
Todos os códigos escritos com a linguagem C# são compilados para uma linguagem intermediário, conhecida como Microsoft Intermediate Language (MSIL) ou simplesmente Intermediate Language (IL) – novamente fazendo um paralelo como o Java, onde a linguagem intermediária da compilação seria os Bytecodes – e esse código intermediário após o processo de compilação são armazenados em um assembly ao qual conhecemos como arquivos com a extensão .dll.
Toda vez que uma aplicação C# é executada, o código contido no arquivo .dll (assembly) é carregado para o CLR e neste ponto é realizada a conversão do código IL para instruções de baixo nível (instruções de máquina nativa). Esse processo de compilação de um código intermediário IL gerado pelo CRL para uma linguagem de máquina é conhecido como compilação JIT – Just-In-Time.
Hello Word!!!
Como uma boa introdução a qualquer linguagem de programação, aqui não seria diferente. Apresentarei um app bem simples, demonstrando o tradicional “Hello Word!!!” na linguagem C#:
using System;
class HelloWord
{
static void Main()
{
Console.WriteLine("Hello, World!!!");
}
}
O trecho de código acima começa com a diretiva using
fazendo referencia ao namespace System (namespaces fornecem um forma de organizar bibliotecas em C#). A classe class HelloWord
é onde pode ser inseridos os métodos e atributos que, neste exemplo possuí apenas o método Main()
ao qual tem a função de imprimir a mensagem ao usuário "Hello, Word!!!"
.
Com isso, agora você sabe o que é o C# e em quais projetos essa robusta linguagem de programação pode ser utilizada.
Até o próximo…see you soon!!!
Muito boa a iniciativa. Conteúdo simples e direto.
Sucesso.
Obrigado pelo feedback. Sucesso para você também!!!
Rapaz, manda mais. A gente que é iniciante e esta investindo em conhecimento nesta área, precisamos de uma linguagem clara e simples. A gente tem q investir. É uma área bem remunerada.
Obrigado pelo feedback Elias…está no forno o próximo…abraços.
Ahh.. e muito obrigado por esse bem que esta fazendo a nós. Deus te abençoe mano 😀
Obrigado pelo feedback…em breve postarei mais um dessa série, dentre outros.